Vítima de fraude no cartão de crédito? O que fazer

Caso você tenha sido vítima de fraude no cartão de crédito e deseja saber o que fazer, entenda que normalmente isso pode envolver quantias pequenas, porém, em algumas situações os problemas podem ser muito maiores.

Geralmente, uma fraude ocorre sempre quando na sua fatura do cartão de crédito é realizado um lançamento de algo que você não comprou ou então não foi autorizado por você.

Assim, o consumidor que é vítima de fraude no cartão de crédito apresenta o direito de realizar a suspensão de tais compras que foram realizadas de forma indevida, e caso a conta já tenha sido paga, ou então o banco emissor se recuse em suspender os valores, o cliente pode receber as quantias em dobro.

Saiba o que fazer se você foi vítima de fraude no cartão de crédito

Se você foi vítima de fraude no cartão de crédito, então é preciso que você saiba o que fazer, em que é preciso ter sempre atenção na sua fatura, e caso você encontre compras que não foram realizadas por você, então você deve realizar a comunicação o mais rápido com a operadora do cartão por meio do SAC.

Assim, você deve informar todo o ocorrido, pedindo a suspensão de todas as cobranças que não foram suas, além da emissão de uma nova fatura do cartão de crédito, do bloqueio imediatamente do seu cartão e da substituição por um novo cartão.

Além disso, sempre se lembre de fazer a anotação do número do protocolo de atendimento, pois esse pode ser utilizado no futuro para caso você queira fazer alguma reclamação.

Geralmente, todas as informações que são solicitadas pelos consumidores por meio do SAC, são sempre prestadas de forma imediata, e as reclamações devem ser resolvidas em um prazo máximo de até cinco dias úteis.

Vale lembrar ainda que as ligações sempre devem ser gratuitas e o SAC deve se encontrar disponível em qualquer horário. No caso de compras fraudulentas que são parceladas, essas sempre merecem muita atenção, pois além de ter que seguir os passos acima, é necessário a realização de um Boletim de Ocorrência.

Além disso, deve-se ainda fazer a informação das empresas, como o SPC e o Serasa, na intenção de evitar possíveis problemas futuramente. E caso alguns dos seus direitos forem descumpridos por alguma operadora de cartões de crédito, é preciso que você registre uma reclamação no PROCON.

Mas, se o problema ainda persistir, é necessário então que você conte com a ajuda de um advogado e então recorra ao Judiciário para poder ressarcir todos os seus prejuízos tanto materiais como morais. Confira algumas dicas abaixo!

  • Quanto notar a sua fatura, e ver compras que não foram realizadas por você, avise de forma imediata a sua operadora por meio do SAC, além de pedir o cancelamento e a substituição do cartão de crédito que foi clonado por um novo cartão, sempre anotando o número do protocolo de atendimento.
  • Faça a declaração de todos os valores que você não reconhece, realizando o pedido imediatamente da suspensão da cobrança, além da emissão de uma nova fatura sem os valores que foram constatados.
  • Se caso você depois de pagar a sua fatura notar que a teve uma fraude do seu cartão de crédito, ou então, caso a sua operadora se recusou em suspender tais compras que foram constatadas, então os valores que foram pagos devem ser devolvidos sempre em dobro.
  • Além disso, caso o valor indevido tiver juros pelo uso do cheque especial, em situações de faturas pagas no débito automático, a operadora deve também ser obrigada em realizar a devolução dos valores em dobro, reduzindo todos os prejuízos que você teve que suportar.

Atualmente, com a melhora de leve na econômica e com a volta dos consumidores no mercado do cartão de crédito, também se tem aumentado muito as tentativas de fraude.

Com isso, se você foi vítima de fraude no cartão de crédito, então você deve saber o que fazer com as dicas citadas acima, onde de uma maneira geral, os bandidos sempre utilizam os dados pessoas da vítima para poder ter a obtenção de crédito, em que no fim, além da fraude, você ainda pode ficar com o nome negativado.

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