Quer saber se o seu nome pode ser cadastrado no Serasa ou no SPC? Saiba a partir de quando podem protestar seu nome e deixar sujo.

Saiba a partir de quando podem protestar seu nome e deixar sujo – entenda!

Se você não pagou alguma dívida já deve ter pensado, ou está pensando nisso agora, se o seu nome está negativado no sistema. Muitas pessoas não sabem a partir de quando o credor pode solicitar isso ao Serasa ou ao SPC, acarretando muitas dúvidas. Saiba a partir de quando podem protestar seu nome e deixar sujo.

Leia esse artigo e descubra a partir de quando podem protestar seu nome para deixá-lo sujo e muitas outras coisas!

Saiba a partir de quando podem protestar seu nome e deixar sujo

Saber a partir de quando podem protestar seu nome e deixar sujo é interessante para todos aqueles que possuem alguma pendência, seja no comércio ou em bancos.

Em tese, a empresa pode mandar o nome para o Serasa ou SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) assim que uma dívida é formada, ou seja, depois do vencimento final de alguma conta.

Porém, muito dificilmente isso irá acontecer, pois a dor de cabeça e o trabalho de colocar o nome de algum cliente nessas entidades é válido apenas em último caso.

Normalmente, mesmo quando podem protestar o seu nome e deixá-lo sujo, o diálogo é a primeira coisa que os credores apostam. É mais fácil para eles tentar um acordo com o devedor antes de tomar medidas mais drásticas.

Em média, os lojistas ou bancos dão um prazo de trinta dias antes de comunicar o Serasa ou o SPC. Nesse tempo, é comum que vários avisos sejam enviados ao cliente (muitas vezes ele apenas esqueceu-se de pagar).

Caso a loja ou banco tente manter contato e não houver retorno ou nenhum comum acordo, muito possivelmente a empresa cadastrará o seu nome e você passará a ser negativado, passa a ter o famoso “nome sujo”.

Após protestarem o seu nome e deixá-lo sujo só há duas alternativas para se escolher: esperar o prazo de 5 anos ou pagar a dívida.

O prazo de 5 anos é estipulado por lei e após esse período o Serasa e o SPC precisam retirar o cadastro do devedor. A dívida ainda existirá, mas o nome não ficará visível para outras empresas.

Caso você pague a dívida, o credor tem cinco dias úteis para retirar o nome do cadastro, sujeito a multa quando isso não é cumprido.

Qual a diferença entre ter o nome sujo pelo SPC ou pelo Serasa

A partir de quando podem protestar seu nome e deixá-lo sujo o credor vai fazer isso pelo Serasa ou pelo SPC.

O Serasa é destinado aos bancos. Ou seja, se você fez um empréstimo e não conseguiu quitá-lo ou não paga há meses a fatura do cartão de crédito, o banco colocará o seu nome no Serasa.

Já o SPC é para o comércio. A maioria das pessoas se atrapalha quando faz muitos boletos com longas prestações, isso faz com que a pessoa se perca no orçamento.

Meu nome está negativado, mas não contrai nenhuma dívida, e agora?

Algumas pessoas passam por esse tipo de situação. Quando vão pedir algum empréstimo ou coisa do gênero descobrem que estão com o nome sujo mesmo não tendo nenhuma dívida.

Isso acontece porque, às vezes, ocorrem erros no SPC ou no Serasa e eles cadastram pessoas como negativadas sendo que elas não estão.

Nessas situações, é possível entrar com recurso para regulamentar o seu nome e ainda pedir uma indenização pelo constrangimento.

Agora que você sabe a partir de quando podem protestar seu nome e deixar sujo, fique esperto, mas faça o máximo para negociar a dívida antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *