Milhares de brasileiros possuem o nome no cadastro de inadimplência do Serasa e de outras empresas de proteção ao crédito. Saiba quais são os motivos para inclusão de nome no Serasa.

Quais são os motivos para inclusão de nome no Serasa?

Milhares de brasileiros possuem o nome no cadastro de inadimplência do Serasa e de outras empresas de proteção ao crédito. Entretanto ainda existe muita dúvida quanto às razões que podem levar alguém a ter o nome negativado e quais são os motivos para inclusão de nome no Serasa.

Por isso, separamos aqui alguns pontos importantes para quem está com o nome no Serasa ou deseja saber como o processo funciona.

O que gera a inclusão do nome na SERASA?

O motivo para a inclusão de nome na Serasa é basicamente um: inadimplência.  A falta de pagamento e o atraso de dívidas sejam devido a relações comerciais, contratos, emissão de títulos, cheques notas promissórias, etc. podem levar o nome do consumidor a constar na lista de negativados da instituição.

Em alguns casos mais raros pode acontecer de o nome ser incluído injustamente em decorrência de fraudes ou por pagamentos que já foram quitados, mas não foram devidamente computados. Nesses casos é necessário entrar em contato com o devedor e também acionar a justiça para que o problema possa ser solucionado.

O que é e como funciona a Serasa?

A Serasa é uma empresa privada que atua fazendo o armazenamento de dados de empresas e cidadãos que foram considerados inadimplentes. Estes dados estão abertos à consulta pública e são utilizados por diversos estabelecimentos no momento de fechar um negócio.

Com base nas informações que constam na Serasa empresas de todos os portes podem ponderar se devem fornecer crédito ou não para determinado cliente e tornar seus negócios mais seguros, já que assim, em teoria diminuem suas chances de sofrerem prejuízos.

Como saber se o seu nome foi incluído na lista da Serasa?

Se você acha que foi negativado e deseja realizar a confirmação, a maneira mais simples é através do site da Serasa. Com o CPF e alguns dados básicos em mãos a consulta pode ser feita de forma rápida, transparente e gratuita.

Além disso, é possível realizar a consulta também em pontos de atendimento físico e que estão espalhados por todo o país.

Como evitar a inclusão de nome na Serasa?

Antes que o nome seja efetivamente inserido na lista de negativados, a Serasa e outras empresas do tipo são obrigadas por lei a realizar a notificação ao consumidor, oferendo o prazo de dez dias corridos a partir dessa data para que possam ou quitar o que devem ou sinalizar o desejo de negociação.

Ter o nome sujo pode acarretar em diversas consequências como dificuldade para conseguir obter novas linhas de crédito e para conseguir empréstimos e financiamentos, além de ser considerado motivo de constrangimento para muitas pessoas.

Como tirar seu nome da Serasa?

Para tirar seu nome do banco de dados a forma mais rápida é quitar a dívida ou realizar negociação e parcelamento do valor. No segundo caso, o nome é retirado do sistema assim que é constatado o pagamento da primeira parcela.

É preciso salientar que caso o consumidor não honre com o acordo e pague o parcelamento em dia, ele pode ser inserido novamente no banco de dados de negativados.

O máximo de tempo que o nome de alguém pode permanecer no sistema da Serasa e das outras instituições de proteção ao crédito é cinco anos. Após esse tempo o nome é “limpo” e o devedor perde o direito de recorrer à justiça para receber o pagamento.

O ideal é sempre tentar evitar a inserção de nome na Serasa, realizando um planejamento financeiro rígido e caso necessário, procurando negociar prazos e valores com os credores, de forma que seja vantajoso para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *