Principais diferenças de cartão de crédito e débito

 

Um cartão é uma ferramenta. Dependendo das habilidades, conhecimento e autocontrole do usuário, ele pode ser útil ou prejudicial. Conheça as principais diferenças de cartão de crédito e débito.

Entender seu cartão e seus termos é vital para usá-lo corretamente. Seus cartões de crédito e débito podem parecer muito semelhantes, mas funcionam de maneira muito diferente.

Os cartões de crédito são uma linha de crédito rotativo, que é automaticamente renovada à medida que as dívidas são pagas. Seu cartão de débito é vinculado eletronicamente à sua conta corrente. Confira algumas outras diferenças!

Quais são as diferenças de cartão de crédito e débito?

Inicialmente, pode-se falar de limite de gastos. Seu limite de cartão de crédito é definido com base na sua pontuação de crédito – quanto melhor sua pontuação, maior será o limite de crédito.

– Já seu cartão de débito é limitado aos fundos que você tem em sua conta corrente. Ambos podem receber uma taxa acima do limite se você ultrapassar os fundos disponíveis.

– Taxa de juros. Se você pagar o saldo total do seu cartão de crédito a cada mês, não terá que pagar juros.

  • Se você fizer um pagamento atrasado, será cobrada uma taxa de juros com base nos dias de atraso.
  • Um cartão de débito não tem juros alterados. Se você mantiver fundos em sua conta, ele não entrará no chamado “cheque especial”.

– Pagamentos: você pode pagar o pagamento mensal mínimo até o saldo total do seu cartão de crédito. Com um cartão de débito, sua conta é debitada quase imediatamente quando você faz uma compra.

– Honorários: A maioria dos cartões de crédito cobra uma taxa anual, taxas de pagamento atrasadas e taxas acima do limite – sendo essas taxas uma das principais diferenças de cartão de crédito e débito.

– Se você tentar fazer uma compra usando um cartão de débito e não tiver dinheiro suficiente para cobrir a sua conta, poderá incorrer em uma taxa de fundos insuficiente.

Diferenças de cartão de crédito e débito ao tirar dinheiro

Você pode usar seu cartão de crédito para obter dinheiro em um caixa eletrônico, ato chamado de “adiantamento em dinheiro”.

– A maioria dos cartões de crédito cobra uma taxa de juros diferente e mais alta para adiantamentos em dinheiro.

– Se você usar seu caixa eletrônico na instituição financeira de seu cartão de débito ou em uma máquina de ponto de venda em uma loja, talvez não seja necessário pagar uma taxa.

  • Para ambos os cartões de crédito e débito, geralmente há taxas associadas ao uso de caixas eletrônicos de uma instituição financeira diferente.

Diferenças de cartão de crédito e débito: acesso instantâneo ao seu crédito

Os cartões de crédito oferecem flexibilidade, ajudando você a comprar as coisas agora e, em seguida, distribuir o pagamento ao longo do tempo, se necessário.

– Muitos cartões de crédito também oferecem recompensas, como milhas, pontos, dinheiro de volta e cartões de presente.

– Já, basicamente, um cartão de débito funciona como um cheque digitalizado e geralmente está vinculado à sua conta corrente.

Com ele, a loja em que você está comprando é paga com dinheiro deduzido diretamente de sua conta quando a transação é processada. Os cartões de débito têm seus próprios benefícios:

  • Os cartões de débito permitem que você pague qualquer conta sem levar dinheiro consigo ou preencher cheques.
  • Não há cobrança de juros.
  • É mais difícil extrapolar a si mesmo: seu limite de gastos é o que está em sua conta. No entanto, a retirada de sua conta pode resultar em altas taxas de cheque especial.

Apesar de todas as semelhanças – especialmente a flexibilidade que proporcionam -, vale a pena ter em mente as diferenças de cartão de crédito e débito ao usá-los para fazer compras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *