in

Poupança, como Funciona?

Poupança como funciona? Se você está pensando em criar uma, provavelmente seja está, a sua maior dúvida.

É uma boa opção para guardar o seu dinheiro de forma segura, e o valor depositado, gera juros, aumentando assim, seu saldo positivo. Opa! Interessante isto.

A poupança é como se fosse um meio de segurança e planejamento para o futuro ou adversidade, portanto, é importante considerar este tipo de conta.

 Poupança, como Funciona

O surgimento da poupança

O funcionamento da poupança de anos atrás, não era a poupança como funciona nos dias dehoje. Existe outro termo também, a caderneta poupança.

O nome “caderneta poupança” ficou conhecido, pois antigamente, as pessoas realmente anotavam em pequenos cadernos, os juros recebidos por elas.

Muito tempo atrás, em janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou um decreto, que criava a Caixa Econômica Federal, e juntamente com ela, a poupança. A ideia era fazer a captação de recursos que os mais pobres tinham como economia.

Poupança, como funciona nos dias de hoje

O entendimento da poupança como funciona é simples, é voltada para quem está começando a poupar uma renda e não sente segurança em investir em aplicações maiores.

Não é necessário comprovar renda, e nem pagar taxa de abertura de conta para abrir uma, independentemente da instituição financeira escolhida.

Com a poupança aberta, é só começar a fazer os depósitos. A cada valor depositado, um mês depois da data de entrada de dinheiro, é contado o valor de rendimento.

Entendendo como funciona o rendimento de uma poupança

O cálculo de rendimento da poupança depende dos juros SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), sendo acrescido da TR (taxa referencial). Essa taxa é calculada no dia do depósito.

É importante ressaltar que tem mais a remuneração atualizada de caderneta poupança, que hoje em dia é 0,5% por mês e 6,17% ao ano.

Se você quiser saber com mais clareza como funciona o rendimento da poupança, o Banco do Brasil disponibilizou em seu endereço eletrônico a Calculadora cidadão, com todos os valores de referência para TR e poupança.

Os benefícios de uma poupança

Agora que você entendeu a poupança como funciona, entenda os benefícios de uma na sua vida;

Fazer um fundo para investir na abertura de um negócio

Muitas pessoas investem o dinheiro de anos de poupança para realizarem o sonho do negócio próprio, se futuramente você pensa em investir no seu, é interessante pensar nesta forma de poupar;

Poupar para pagar um futuro estudo dos filhos

Existem pais que fazem a popança assim que o filho nasce, o valor juntado durante todos estes anos ajuda a pagar as parcelas de uma faculdade, por exemplo;

 Poupança, como Funciona

Ter dinheiro guardado para te socorrer em possíveis adversidades;

A sensação de alivio ao saber que tem um valor considerável para pagar uma conta que não estava nos seus planos mensais é grande, seja na compra de um pneu ou compra de um remédio, por exemplo.

Qual o melhor banco para fazer uma popança?

Os rendimentos da caderneta de poupança não variam muito de instituição para instituição, a escolha do banco para abertura da conta não faz tanta diferença. Entretanto, é preciso levar em consideração algumas coisas.

Dê preferência à instituição financeira que presta um bom atendimento, tenha mais opções de agencias perto do seu trabalho e de sua casa e, principalmente, colecione poucas reclamações no Banco Central no PROCON.

Entender a poupança como funciona de fato, é extremamente importante para dar o primeiro passo para abrir uma. Comente o que achou e compartilhe essas informações com os colegas.

Recomendados Para Você: