in

Poupança Anual 2019

Se você faz parte do grupo de brasileiros que ainda pensam na caderneta de poupança anual 2019 como alternativa mais segura e rentável para o seu dinheiro, é bom começar a repensar.

O cenário econômico nacional não tem favorecido este tipo de aplicação há algum tempo já, e não tem expectativas de melhoria para o ano de 2019. E aí vem o questionamento: O rendimento de poupança anual 2019 vale a pena?

 Poupança Anual 2019

Para responder está pergunta, criamos este artigo para te ajudar a pensar em como guardar o seu dinheiro de forma segura, confira.

Rendimento de poupança anual 2019

O rendimento da poupança anual 2019 está relacionado à variação da Taxa Selic. No ano de 2012, foram criadas novas regras para esta remuneração. Os depósitos a partir daquele ano passaram a obedecer a dois critérios:

  • Quando a Taxa Selic é igual ou inferior a 8,5% a poupança paga 70% da Selic + a Taxa Referencial (TR), que é praticamente nula;

  • Quando a Taxa Selic é superior a 8,5% a poupança paga 0,5% ao mês + a Taxa Referencial

É importante lembrar que a remuneração para os depósitos realizados até o dia 3 de maio de 2012, a “poupança antiga” segue a segunda regra.

Pode-se perder dinheiro com a poupança anual 2019

Quando falamos em poupança anual 2019 é necessário analisar os dados e consequentemente, possíveis riscos.

A inflação acumulada nos últimos 12 meses, atingiu o índice de 3,89%, de acordo com os dados recentes do IBGE. Ou seja, atualmente, a poupança possui um ganho reduzido.

Se numa situação hipotética a Taxa Selic fosse mantida no patamar de 6,5% e a inflação fosse superior a 4,5%, você poupador, iria contabilizar perdas.

Segurança e praticidade na poupança anual 2019

Provavelmente você deve estar se perguntando: Se a poupança anual 2019 vai render pouco, o que leva os brasileiros a optarem por ela?

A caderneta de poupanças apresenta aspectos positivos como a segurança e a praticidade das transações, que podem ser feitas rapidamente no caixa eletrônico.

Uma outra resposta para explicar a razão para que muitos poupadores ainda optem por ela, é porque desconhecem que existem outras formas fáceis e mais rentáveis.

Outras alternativas à poupança anual 2019

Listamos aqui, ao menos três alternativas interessantes para a sua poupança anual 2019, confira:

Renda fixa

São boas opções para poupadores que, até o momento atual, cogitavam a caderneta como solução para render o dinheiro. Nesta modalidade, os riscos são menores se comparados à renda variável.

Tesouro direto

Aqui, os títulos públicos contam com a garantia do Tesouro Nacional, logo,

Torna-se no tipo de investimento mais seguro que o mercado pode te oferecer.

Tesouro Selic

Seu rendimento é pós-fixado. O provento deste título fica atrelado à Selic Over, que é definida pelo mercado e calculada todos os dias. Portanto, uma variação da SELIC trará uma valorização ao seu ativo

É popularmente utilizado para criar fundos de emergência, pois oferece facilidade de saque.

Tesouro IPCA

Considerado um instrumento híbrido por ter um rendimento prefixado e um pós-fixado. Pode-se dizer que ele gera ganhos reais uma vez que o mesmo tem a garantia de retornos acima da inflação.

Por evitar o estrago gerado pela inflação, ele é muito usado no planejamento de aposentadorias.

Escolhendo a melhor opção

Agora que você já sabe da existência de outras oportunidades tão seguras quanto a poupança anual 2019, é só escolher qual a melhor alternativa para você e para te auxiliar nisto, peça auxílio de uma corretora.

Ela irá estudar a sua situação e apontar qual o caminho para lucrar mais através da sua poupança anual 2019.

Gostou de saber a respeito da poupança anual 2019? Comente o que achou e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a estas informações.

Recomendados Para Você: