O que é o Score e para que serve?

 

O Score trata-se de uma análise de risco aplicada para verificar qual é probabilidade que você pague o crédito oferecido e não fique inadimplente. Essa avaliação é baseada nos seus hábitos de consumo e outras informações públicas

O score é medido por uma escala de 0 a 1.000 que utiliza várias informações, como estado civil, emprego, renda, pontualidade de pagamentos, atrasos e inadimplências, obtenção e quitação de empréstimos e financiamentos.

É analisado ainda seu histórico de inclusão em entidades de proteção ao crédito como SPC e SERASA e se você já foi vítima de fraudes com documentos roubados ou clonados.

Eu consigo acessar meus Score?

Sim, você pode acessa-lo gratuitamente e ter acesso a essa informação, te permite ter maior controle nas suas contas. O conhecimento da pontuação e saber quando ela aumenta ou diminui beneficiam quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos.

Posso aumentar meu Score?

Quanto maior é a sua nota, significa que menor o risco de inadimplência. Quanto menor a nota, maior é o risco de conceder crédito àquele consumidor.

O score é dinâmico e avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados. Você consegue melhorar seu score quando:

  • Limpa o seu nome

O primeiro passo para melhorar o seu score de crédito é pagar todas as suas dívidas pendentes e limpar o seu nome, mas quanto mais recente for sua dívida ou negativação, mais demorado será a recuperação do seu score de crédito.

Se você pagou suas dívidas e ainda assim continua com o score baixo, pode ser por que ele reflete o comportamento de um grupo de consumidores com perfil parecido, ou seja, ninguém será avaliado pelo o que acabou de fazer.

Isso significa que, mesmo depois de limpar o seu nome, o seu histórico de negativação ou atraso de pagamentos continuam impactando a pontuação do seu score de crédito. Portanto, regularize a situação o quanto antes e cumpra para aumentar o score de crédito com o tempo.

  • Paga suas contas na data certa.

Sempre que puder, pague antes mesmo da data de vencimento. Essa atitude é bem vista pelos órgãos de crédito e sua pontuação do score de crédito tende a subir. É claro que, se você esquecer, o importante é efetuar o pagamento o quanto antes.

  • Mantém seus dados atualizados

Para melhorar o seu score de crédito, atualize seus dados nos órgãos de proteção ao crédito. Quanto mais atualizadas forem as informações fornecidas, como endereço, telefone e referências (banco, administradora do cartão, entre outros), maior será a possibilidade de aumentar o score de crédito.

Você também pode aproveitar para realizar o seu Cadastro Positivo, que funciona como um currículo financeiro. O Cadastro Positivo registra informações de suas atitudes financeiras, como pagamento de contas, financiamentos e empréstimos.

Qual a vantagem de ter uma pontuação boa no score?

O score pode viabilizar a concessão de crédito com taxas de juros diferenciadas segundo seu perfil. Isso permite que o consumidor que se diferencie da média apresentada pelo mercado negocie condições comerciais melhores.

O score, entretanto, é apenas um indicador e serve para ajudar a respaldar as decisões da empresa credora. A decisão de fornecer o crédito cabe à empresa, com base em suas próprias políticas corporativas.

A melhor maneira de manter seu score alto e sua saúde financeira é gastando com sabedoria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *