Ter o nome sujo na praça pode trazer diversas consequências e dificultar bastante a vida do cidadão. O que acontece quando seu nome fica negativado?

O que acontece quando seu nome fica negativado?

Ter o nome sujo na praça pode trazer diversas consequências e dificultar bastante a vida do cidadão. Saiba o que acontece quando seu nome fica negativado e o que fazer nessas situações.

Quais as consequências de ter o nome negativado

Ter o nome negativado é o pesadelo vivido atualmente por diversos brasileiros. Com a crise e o desemprego crescentes no país, muitas pessoas começaram a ter dificuldade de conseguir arcar com suas dívidas e pagar suas contas em dia.

Essas pessoas hoje esbarram em uma série de dificuldades e que podem afetar variados aspectos do dia a dia.

Maior dificuldade para conseguir obter crédito

A principal consequência para quem está com o nome listado nos órgãos como SPC e SERASA é a dificuldade em conseguir aprovar crédito. E isso vale para diferentes situações como crediários em lojas, cartão de crédito ou ainda a aprovação de financiamentos ou empréstimos.

A dívida e o nome negativado também podem prejudicar o Score, o que agrava ainda mais o problema. O Score é uma pontuação utilizada pelos mais diversos estabelecimentos como forma de mensurar a chance que determinada pessoa tem de arcar ou não com suas dívidas.

O Score leva em conta no cálculo uma série de fatores, mas o fato é que o nome negativado faz com que ele decaia bastante. Um score baixo além de tornar mais difícil a liberação de financiamentos e empréstimos, pode dificultar também na hora de conseguir descontos nas taxas e juros, já que o risco associado a esse consumidor é considerado mais alto.

Suspensão de opções de crédito alternativas

Além das dificuldades descritas anteriormente para obter novas linhas de crédito, alguns bancos e instituições financeiras podem realizar o cancelamento de benefícios já existentes, como a suspensão da disponibilidade do cheque especial e da entrega de talão de cheques.

Tudo isso limita ainda mais a possibilidade de conseguir ajuda para quitar a divida, fazendo com que muitas vezes o problema se torne uma “bola de neve”.

Outros problemas relacionados

Um problema pouco considerado e que ainda é praticado por muitas empresas, embora seja bastante controverso, é a consulta de restrições ao CPF/ nome do candidato em uma seleção de emprego.  Muitas vezes essa pode ser a razão para a escolha de um candidato em detrimento de outro.

Como saber se existe alguma restrição em seu nome?

Para saber se seu nome está negativado é possível realizar a consulta online, que dependendo da instituição de proteção ao crédito pode ser gratuita ou paga, ou ainda seguir a uma agencia de atendimento presencial com CPF e documento com fotos originais.

Pode acontecer de a pessoa ir parar no cadastro de negativados sem nem tomar consciência do fato. Uma conta esquecida, uma parcelinha que ficou atrasada ou um pagamento que não foi devidamente computado já são razões suficientes para que seu nome possa parar na lista de restrição.

A partir do primeiro dia de atraso da data de pagamento o credor já pode acionar qualquer uma das empresas de restrição ao crédito. A partir desse momento existe a obrigatoriedade por lei, de enviar uma carta a quem está devendo informando que existe o prazo de dez dias corridos para ou sanar a divida ou iniciar a negociação.

Passado esse prazo, se o consumidor não tomar nenhuma medida, ele pode ser incluído na lista de cadastro de negativados.

O ideal é evitar ao máximo ter o nome negativado. Embora seja difícil e a situação financeira aperte em alguns momentos, procurar uma negociação que seja vantajosa para ambas as partes pode evitar muita dor de cabeça e impedir que o nome seja incluído na lista de mal pagadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *