in

Investir Dinheiro com Segurança

Para investir dinheiro com segurança é necessário adquirir conhecimento em relação ao mercado financeiro, pois, o mundo dos negócios, apesar de fantástico, também pode esconder armadilhas perigosas.

Por isso, antes de se arriscar em qualquer ideia é preciso que certos fatores sejam levados em consideração como uma forma de auxiliar na aplicação financeira mais adequada.

Dessa forma, será possível fazer com que o dinheiro trabalhe para você e o risco de prejuízos desnecessários diminua, até porque, diante da variedade de opções nem sempre acertar na escolha é uma tarefa fácil.

Investir Dinheiro com Segurança

Como é possível investir dinheiro com segurança?

Basicamente, para investir dinheiro com segurança é necessário tomar algumas medidas, entre ela, o primeiro passo mais importante é definir o seu perfil investidor que pode ser dividido em:

  • Conservador: aquele que prioriza a preservação de seus recursos e prefere não correr riscos que possam comprometer seu patrimônio, visando evitar prejuízos financeiros.
  • Moderado: aquele que investe de forma equilibrada e está disposto a correr um pouco de riscos em busca de uma rentabilidade acima da média para garantir sua segurança financeira.
  • Arrojado: investidor que assume riscos mais altos, buscando maior rentabilidade possível e possui bom conhecimento do mercado.

Além disso, também é importante levar em consideração o seu nível de conhecimento em relação ao mercado financeiro, pois, dependendo da aplicação realizada, haverá a exigência de um entendimento mais amplo do assunto para conseguir verificar a tendência de alta ou baixa dos ativos, por exemplo.

Sendo assim, pode-se dizer que investidores mais experientes sabem administrar melhor os possíveis riscos e consequentemente têm mais chances de conseguir um bom desempenho lindando com os recursos disponíveis para investir dinheiro com segurança.

Quais as opções mais rentáveis para investir dinheiro com segurança?

Mesmo que a caderneta de poupança se manifeste como uma das primeiras opções de quem quer investir dinheiro com segurança e facilidade, devido ao seu baixo rendimento ela acaba não sendo uma boa alternativa para esse objetivo, já que o risco de perder poder de compra é grande.

Consequentemente, pesquisando um pouco mais é possível perceber que o mercado oferece diversas aplicações financeiras tão seguras quanto a tradicional caderneta de poupança e no fim das contas acabam sendo bem mais rentáveis, por terem renda fixa como:

  • Certificado de Depósito Bancário (CBD): funciona como uma espécie de empréstimo do seu dinheiro para a instituição bancária, onde você recebe uma taxa de rentabilidade que é definida no momento da compra.
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI): obviamente os recursos captados nesse segmento são utilizados para o financiamento das atividades do setor imobiliário, oferecendo em troca uma taxa de rentabilidade anual que também é definida no momento da compra.
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA): como o próprio nome já supõe, a captação do dinheiro é direcionada para financiar as atividades do setor do agronegócio, que por possuir uma data de vencimento estabelecida no momento da compra, torna possível que o investidor já tenha uma noção do rendimento.

Aliás, é válido ressaltar que investir dinheiro com segurança nas aplicações de renda fixa sempre será uma boa opção, pois, a maior parte deles conta com a proteção do FGC (Fundo Garantido de Créditos), que se responsabiliza pelo ressarcimento dos prejuízos de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira.

Investir Dinheiro com Segurança

É possível investir dinheiro com segurança pela internet?

Embora muita gente demonstre certo receio ao fazer investimentos pela internet, fazer aplicações financeiras online é uma alternativa que oferece maior praticidade.

Até porque, como as melhores e mais rentáveis opções do mercado estão ao alcance de qualquer pessoa através das plataformas de investimento, favorecendo o uso do seu dinheiro com os menores custos e contando com uma consultoria especializada, se torna um grande diferencial.

Em todo caso, para evitar surpresas desagradáveis a recomendação é não usar senhas óbvias e atualizar com frequência o software de vírus do computador e não usar as plataformas em máquinas públicas.

Portanto, concluímos que para investir dinheiro com segurança é preciso observar a sua realidade financeira com cautela e priorizar aplicações rentáveis para que nos casos de emergência seja possível contar com o capital quando necessitar.

Recomendados Para Você: