in

Investimento para Iniciantes

Muitas pessoas querem investir seu dinheiro, mas poucas sabem qual é o melhor investimento para iniciantes. A verdade é que ainda se fala pouco no Brasil em como investir o dinheiro.

Essa realidade está cada vez mais sendo alterada, muitas pessoas têm deixado de guardar seu dinheiro na poupança e buscado por algo mais rentável que valoriza de fato suas economias.

Conseguir levantar um dinheiro, e até mesmo, guardar não é tarefa muito fácil perante a situação que estamos vivenciando hoje em dia. Mas, existe sempre uma alternativa para pessoas que começaram a investir a pouco tempo.

Investimento para Iniciantes

Investimento para iniciantes, porque começar?

Pessoas que começaram a investir a pouco tempo garantem que seja um hábito saudável e muito inteligente. Pois investindo você faz com que seu dinheiro trabalhe para você.

Conforme você vai adquirindo uma maturidade de como investir, você pode usar o planejamento ao seu favor, diversificado as aplicações e elevando sua rentabilidade. Tudo isso claro, lidando melhor com os riscos que os investimentos podem trazer.

Infelizmente no Brasil não se tem uma cultura de falar sobre investimentos e aplicações, o que dificulta muito o investimento para iniciantes. Isso faz com que todas as pessoas que queiram investir, recorram a famosa poupança, que não oferece retornos tão altos assim.

As pessoas que começaram investir a pouco tempo já entendem que existem alternativas de investimentos bem mais seguros e que rendem bem mais do que a velha caderneta.

Como começar a ser um investidor?

  1. Metas: O primeiro passo para se tornar um investidor é definir quais são suas metas. Essa atitude já demonstra sua maturidade financeira e aos poucos no decorrer do tempo pode ser ampliada. O valor não é considerado tão importante, se você decide poupar R$ 50,00 por mês, você já pode se considerar um investidor;
  2. Organização: Descubra quanto exatamente você ganha e quanto você gasta dentro do mês. Organize essas informações em categorias, como rendimentos e despesas, dessa forma ficará bem fácil visualizar onde se pode cortar gastos supérfluos. O mais indicado é que você faça uma planilha para organizar todos os seus gastos fixos, nelas entraram gastos como aluguel, água, luz, IPVA, IPTU e a escola dos filhos. Nessa planilha deve entrar até mesmo os gastos variáveis, como o cafezinho da tarde e a pizza do final de semana. Com essa organização mensal e diária dos seus gastos, você consegue planejar quanto está gastando e quanto pode aumentar a economia para seus investimentos;
  3. Valor fixo: o mais indicado para investimento para iniciantes é que você comece por um valor fixo. Você pode estabelecer um valor baixo para ser poupado todo mês. O importante é seguir à risca a economia desse valor. Aos poucos, como todas as pessoas que começaram a investir a pouco tempo, você pode aumentar esse valor, seja por um aumento dos seus rendimentos ou por corte de alguma despesa;
  4. Valor relativo à renda: Com o tempo, todos os investidores percebem que é mais sensato dimensionar sua economia mensal para seus rendimentos. Assim, ao invés de estipular um valor fixo para ser investido, você pode colocar um percentual relativo ao seu salário. Exemplo: investir 10% em cima do salário liquido todo mês.

Investimento para Iniciantes

Lugares onde se pode investir:

  • Tesouro direto;
  • LCI / LCA;
  • CDB (certificado de depósito bancário);
  • Fundos de renda fixa;
  • Previdência privada;

Pessoas que começaram a investir a pouco a tempo no Brasil, já não são mais reféns das cadernetas de poupança, muitas vezes mantida por muitos anos e aberta pelos pais, enquanto ainda eram crianças.

Não é fácil mudar, ainda mais quando se fala em dinheiro. Mas em todo investimento para iniciantes é necessário saber que toda mudança nesse sentido é saudável para o seu bem-estar financeiro.

Recomendados Para Você: