in

Financiamento Juros Zero

O termo financiamento juros zero está presente em inúmeras propagandas como, ofertas de carros, motos, casas e até em anúncios de cursos superiores.

É uma oferta que enche os olhos e talvez você nem pense duas vezes em investir em um financiamento juros zero, mas é preciso cautela.

Alguns estudiosos de economia apontam que esta famosa oferta de financiamento sem taxas extras na maioria dos casos, na verdade não existe, a taxa de abertura de crédito e desconto na compra à vista estão embutidos.

Desvendando o financiamento juros zero

O financiamento juros zero são na verdade taxas embutidas, é um chamariz utilizado para atrair você ao local e possivelmente efetuar o financiamento de um produto com taxas menores que as de uma oferta comum.

Tem toda uma manobra estratégica de marketing, mesmo a instituição financeira não cobrando o valor adicional pelo dinheiro cedido para a aquisição do bem, toda operação de crédito no Brasil inclui a cobrança de impostos.

Neste caso, estamos falando de um imposto chamado IOF

O que é o IOF?

É um tributo que cai sobre, como seu nome diz, realização de operações financeiras. Está presente nas transações mais comuns de dinheiro no nosso dia a dia, olha só:

  • Usando o cartão de crédito para alguns tipos de compras;
  • Pegar um empréstimo;
  • No cheque especial;
  • Na contratação e uso de um seguro;
  • Venda e compra de moedas estrangeiras;

É importante saber, pois a grande maioria das transações apresentadas acima, as empresas usam o famoso termo financiamento juros zero oufinanciamento sem taxas extras.

Exemplos comuns de taxas embutidas no financiamento de carro

Para você entender um pouco melhor o financiamento juros zero, iremos colocá-lo em um produto comumente utilizado para fazer propagandas do tipo, o famoso carro.

Os feirões de carros novos estão cheios de ofertas do tipo, se você pretende comprar em um carro novo, entenda e desmistifique o financiamento juros zero com está explicação que iremos dar;

No financiamento juros zero está embutido a abertura de crédito. Para que a financeira possa abrir seu crédito, é cobrada uma taxa que varia entre R$ 800,00 a mais de R$ 2,000,00.

Varia conforme o valor do financiamento. Quanto mais caro o valor financiado, maior a taxa, por isso, o valor embutido.

Desconto na compra à vista

Está situação define a inexistência dos juros. Se uma concessionária oferece um desconto para pagamento à vista, esse valor será menor que o financiamento.

O valor do carro à vista não pode ser diferente do valor financeiro para que a taxa de juros seja igual à zero.

Em geral, as concessionárias exigem uma entrada maior, algo entre 40% a 60% do valor total, e o número de parcelas é reduzido, normalmente até 12 meses.

 Financiamento Juros Zero

Perigo dos juros embutidos

Agora que você descobriu a realidade dos juros embutidos no financiamento juros zero, é necessário saber dos seus perigos.

Pergunte para a concessionária que você escolheu realizar o financiamento, se existe algum desconto para comprar o carro que você escolheu à vista. Se sim, é sinal que o preço do financiamento juros zero está embutido.

Agora você sabe o que está nas entrelinhas de um anuncio de financiamento juros zero, opte pela melhor negociação. Comente o que achou e compartilhe para que mais pessoas saibam desta informação.

Recomendados Para Você: