in

Financiamento Empresarial

O financiamento empresarial é o ato de alguém fornecer dinheiro para uma pessoa física ou jurídica, no meio empresarial, um banco, por exemplo.

Com o financiamento empresarial, as empresas podem obter os recursos necessários para que as mesmas consigam fazer os seus investimentos.

É interessante pensar em investir no financiamento empresarial pois ele pode contribuir, e muito, para o crescimento do seu negócio, principalmente para você, micro ou pequeno empreendedor.

 Financiamento Empresarial

A importância do financiamento empresarial

As empresas têm ao seu favor, as melhores possibilidades de concessão de crédito, Porque? Investimento tende a refletir diretamente na criação da demanda de empregos, ou seja, gira a economia.

Se você é empreendedor, precisa aproveitar essa oportunidade. O mercado está cada dia mais aberto e para sua empresa se destacar, você precisa aproveitar as novidades para crescer.

Mas precisa ser algo de sentido e valor, que ultrapasse a visão de somente gerar lucros, se você cativar e fidelizar as pessoas, aumentar o lucro é apenas consequência. E que bela consequência!

A importância do financiamento para micro e pequenas empresas

Não é nada fácil conquistar uma posição de destaque no mercado, a disputa por consumidores é acirrada, seja qual for o porte e ramo da empresa.

A falta de recursos financeiros ajuda a atrasar o processo de crescimento e reconhecimento da empresa, e o financiamento empresarial se tornou importante para alavancar a ascensão delas.

A partir de então, elas passaram a ter a oportunidade de serem competitivas no mercado, fazendo com que os clientes reconhecessem seu produto e fossem leais a sua marca.

Financiamento empresarial sem riscos

Agora que você entende que o financiamento empresarial é uma ótima opção de crescimento para uma empresa, é preciso saber fazer um financiamento sem comprometer a saúde financeira do negócio.

Evite as dívidas e faça uma análise minuciosamente cuidadosa da empresa, ao analisar, você saberá se a empresa tem reis condições de investir ou se precisa de uma postura conservadora para evitar a falência.

Com toda certeza não queremos a falência do negócio, portanto, tenha cuidado em analisar se o financiamento corporativo é realmente benéfico no momento.

Juros do financiamento para micro e pequenas empresas

Um fator muito importante para analisar se o financiamento empresarial será benéfico, é a taxa de juros, que é o valor que você pagará para instituição responsável por liberar o crédito.

Quanto mais riscos o empreendimento apresenta, maiores são as taxas de juros, isto pode acarretar no atraso do pagamento das parcelas e fazer a dívida aumentar, e consequentemente, deixar inviável a continuidade do negócio.

Não é legal para você empresário, ficar com o nome sujo devido ao fato de não ter honrado com os acordos. Tendo mais facilidade em quitar as prestações, os riscos de inadimplência são bem menores.

Modalidades disponíveis de financiamento empresarial

É importante conhecer e entender as alternativas disponíveis para contar com os recursos financeiros de um financiamento empresarial seguro para o seu negócio, em especial, para micro e pequenas empresas.

Cheque especial

Deve ser usado só em casos especiais, como por exemplo, para saudar dívidas que podem ser quitadas em poucos dias. É uma medida para não prejudicar a capacidade da empresa de honrar os compromissos.

É importante também pois preserva as chances de fazer novos investimentos, empresa bem vista no mercado é consequentemente uma empresa com oportunidades de parcerias.

Conta garantida

É quase igual ao cheque especial, porém, os juros são mais baixos, o que consequentemente facilita o pagamento. É caracterizada por uma modalidade de crédito rotativo, pode ser usada para diversos fins.

Leasing

Consiste em um contrato de locação onde é permitido a compra do bem ao final do acordo. É uma boa alternativa para médios e longos prazos e é utilizada principalmente na aquisição de equipamentos e veículos.

Empréstimo

As vezes não fica viável fazer grandes investimentos com os próprios recursos. É comum que os empresários façam empréstimos para alavancar o crescimento do negócio.

Normalmente é usado para:

  • Reformas no estabelecimento;
  • Adquirir veículos que serão utilizados para tarefas da empresa;
  • Compra de novos equipamentos;
  • Investir em ações de marketing para divulgar o negócio

Modelos de taxas de juros para o financiamento empresarial

No geral, o mercado apresenta três modelos de taxas juros para o financiamento empresarial, confira abaixo:

Taxa nominal

É referência para cobrança do dinheiro emprestado, porque o período de capitalização não é igual a taxa de referência;

Taxa efetiva

São os juros cobrados de forma efetiva pelo banco ou cooperativa de crédito. Isso é porque o período de capitalização bate com o de referência da taxa.

Taxa real

A taxa real mostra o valor que a instituição financeira está cobrando pelo empréstimo. Neste caso, o dinheiro perde o valor por causa da inflação.

Conseguiu entender melhor como funciona o financiamento empresarial? Comente o que achou e compartilhe essas informações com os amigos.

Recomendados Para Você: