CUIDADO COM OS JUROS DO CARTÃO DE CRÉDITO

Talvez você não saiba disso, mas uma boa parcela dos brasileiros está com o nome “sujo”, ou seja, tem o seu Cadastro de Pessoa Física negativado, e em muitos casos isso ocorre porque não houve o devido cuidado com os juros do cartão de crédito!

Infelizmente nós temos o costume enquanto população de gastar mais do que a nossa renda permite, e é claro que a consequência disso é acabar prejudicando a reputação financeira, mas isso pode acabar se estivermos mais atentos às taxas que vamos ter que pagar quando optamos por utilizar o crédito que os bancos nos dão.

Assim sendo, a seguir nós vamos te dar 6 dicas que vão te ajudar a ter o devido cuidado com os juros do cartão de crédito, para que você não se complique com dívidas exorbitantes a partir de taxas que não consegue pagar. Vem conferir e se surpreender com as nossas orientações!

7 dicas para te ajudar a ter cuidado com os juros do cartão de crédito

1 – Tente não comprar por impulso

Muitas vezes compramos por impulso e não nos damos conta, e justificamos as nossas ações de várias formas que não são de fato verdadeiras. Veja esses exemplos:

  • Comprar porque está em promoção;
  • Comprar porque parece uma oportunidade única;
  • Comprar porque você pode pagar as parcelas do cartão;

Com esse tipo de atitude você apenas deixa os seus recursos estagnados de forma equivocada e pode se arrepender rapidamente. Além disso, corre o risco de comprometer seu orçamento gravemente, sem reparar de primeira!

2 – Defina o que precisa comprar antes de sair

Isso vale também para as compras online, claro! A proposta é simples e lógica: não vá as compras sem ter claro o que precisa de fato. Quando temos uma lista costumamos nos ater com mais firmeza, ao contrário do que acontece se saímos sem planejamento prévio! É mais uma atitude fundamental para ter cuidado com os juros do cartão de crédito!

3 – Avalie as condições em qualquer situação de compra

Em alguns casos comprar à vista pode ser bem mais interessante do que comprar no cartão, porque você pode ganhar um desconto e isso compensa o esforço de juntar dinheiro ao invés de pagar parcelado!

Em todas as compras que você fizer é bem interessante que você faça essa avaliação, e assim você vai usar o crédito só quando de fato precisar, o que evita que você acabe se complicando em algum momento em termos de orçamento ou economia doméstica!

4 – Entenda que o cartão de crédito não é complemento da renda

Um cuidado com os juros do cartão de crédito é manter sempre em vista um fato que muitos usuários dessa modalidade se esquecem: o cartão não é um complemento da sua renda, mas sim uma praticidade!

Você nunca deve usá-lo sem considerar que as parcelas serão pagas todos os meses a partir dos seus ganhos, então não se trata de um presente que vem dos céus, mas sim de uma facilidade que exige responsabilidade e bastante consciência!

5 – Não tenha vários tipos de cartão

Uma coisa que complica a vida dos consumidores (embora muitas vezes eles enxerguem como vantagem) é ter vários cartões ao mesmo tempo. Isso pede que você lide com uma série de…

  • Valores de anuidade diferentes;
  • Datas de vencimento distintas;
  • Taxas de juros variadas;

É sempre melhor, portanto, ter apenas um ou dois cartões, porque fica muito mais fácil se manejar e evitar complicações futuras! O melhor é que a tendência é que você economize também abrindo mão de algum do seu crédito, e se você fizer questão de ter um grande limite pode aumentar a de algum cartão específico e resolvido!

6 – Não pague o seu cartão com atraso

Um cuidado com os juros do cartão de crédito é sempre pagá-lo em dia, para que não acabe sendo prejudicado de alguma forma pelas suas taxas! Isso pede planejamento e atenção às datas em que você recebe seus rendimentos e a fatura vence, mas é um esforço válido!

Como você pode ver é perfeitamente viável ter cuidado com os juros do cartão de crédito, especialmente se você seguir as nossas 6 dicas! Aproveite-as e se livre totalmente das dívidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *