Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?

Sobre como funciona o empréstimo com garantia de veículo, saiba que você possui um veículo quitado é possível que você possa usá-lo para que consiga uma linha de crédito.

Atualmente, é cada vez mais comum a prática de se pegar um empréstimo com a garantia de veículo, onde isso traz diversas vantagens para aqueles que estão necessitando de dinheiro.

Normalmente, esse tipo de crédito é muito conhecido ainda como refinanciamento de veículos, em que para se obter o empréstimo é preciso que você deixe o bem como forma de garantia na instituição financeira.

Saiba mais sobre como funciona o empréstimo com garantia de veículo

Se você deseja saber mais sobre como funciona o empréstimo como garantia de veículo, para lhe ajudar a entender melhor tudo sobre esse conceito, iremos explicar como funciona esse tipo de empréstimo, além ainda de apresentar as vantagens e as desvantagens de tal modalidade de empréstimo.

Geralmente, ao realizar a solicitação de um empréstimo com garantia de veículo, é realizado uma avaliação de crédito, onde são sempre utilizados diversos créditos para tal aprovação, como a análise de restrição do seu nome, a pontuação do score, a capacidade de você pagar para poder estipular o valor total que irá ser disponibilizado, entre outros.

Assim, caso você possua o seu crédito aprovado, então irá ser feito uma avaliação do seu veículo por meio de um pré-agendamento, onde questões como o ano do seu carro, a quilometragem e o valor do carro são sempre levados em conta.

Mas, de uma maneira geral, um carro novo, ou que seja pouco usado e um modelo mais atual, irá garantir menores juros e uma taxa de aceitação como garantia bem maior, em que à medida que carros mais antigos, ou seja, com dez anos ou mais, irá ter juros maiores ou irão poder não ser aceitos pelas instituições.

Com isso, as instituições financeiras irão disponibilizar um empréstimo de até 80% do valor da avaliação do veículo, o qual irá ficar como forma de garantia, no entanto, esse número pode variar muito, onde o valor da avaliação possui como base a Tabela da FIPE ou Molicar.

Além disso, uma vez que o seu veículo se encontra como forma de garantia na instituição financeira, o bem já começa a passar a ser considerado como alienado, e já não pode ser vendido até que essa dívida seja quitada totalmente.

Quais são as vantagens do empréstimo com garantia de veículo?

Geralmente, o empréstimo pessoal que utiliza como garantia o veículo é muito conhecido também como refinanciamento do veículo, onde essa modalidade de empréstimo, o tomador usa o seu carro ou moto como forma de garantia.

Assim, como tal tomador de crédito procura oferecer algo como garantia em situações de não pagamento da dívida, os juros do empréstimo são menores, e mesmo assim, ainda vale a pena observar que as empresas podem proporcionar taxas parecidas sem a garantia, o que se faz necessário pesquisar antes.

Uma das principais vantagens então de um empréstimo com garantia de veículo é que ele pode ser tomado por aqueles que possuem o nome sujo, no entanto, a pessoa irá passar por uma análise de crédito, onde poderá ter a liberação ou não do empréstimo.

Quais são as desvantagens do empréstimo com garantia de veículo?

Para que você possa pedir um empréstimo com garantia de veículo é preciso que ele esteja em seu nome e quitado, e mesmo que você seja casado, por exemplo, você não irá poder pedir um empréstimo utilizando o bem que se encontra no nome do seu conjugue.

Vale lembrar ainda que uma outra desvantagem de tal modalidade de empréstimo é que o seu bem irá ficar alienado, e com isso, não poderá ser vendido até que a sua dívida do empréstimo seja quitada.

Com isso, sempre se lembre que mesmo que você esteja ofertando um bem como forma de garantia, a instituição financeira nunca é obrigada a lhe conceder o empréstimo que você precisa.

Por isso, tal modalidade é ainda uma das mais burocráticas do que um empréstimo convencional, pois o veículo passa por uma vistoria, ficando alienado, em que você ainda corre o risco de perder o seu bem.

Portanto, se você queria saber sobre como funciona o empréstimo como garantia de veículo, saiba que essa uma das modalidades que tem as menores taxas e com prazos que são muito confortáveis para poder pagar. E se você está necessitando de um valor moderado e possui um veículo quitado, fazer esse empréstimo pode ser uma boa solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *