Como funciona a desistência de compra no cartão de crédito?

 

Já comprou algum produto ou serviço pelo cartão e quis desistir? Ou alguma cobrança de algo que não foi solicitado por você apareceu na fatura do cartão de crédito? Quando nos deparamos com esse tipo de situação é comum que muitas dúvidas venham a aparecer, estamos aqui para esclarecê-las! Entenda mais sobre como funciona a desistência de compra no cartão de crédito?

Utilizamos o cartão de crédito para a maioria das nossas compras, não é mesmo? Estamos passando até bala no cartão!

Isso porque a praticidade envolvida nessa transação fez com o uso do dinheiro como forma de pagamento se tornasse “ultrapassado”.

Além de ser prático (não precisamos realizar vários saques para ter dinheiro), o cartão de crédito é algo mais seguro e nos dá a possibilidade de controlar melhor os nossos gastos, com os extratos, etc.

Porém, mesmo sendo tão presente em nossa sociedade, muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas relacionadas ao seu uso mais básico.

Uma dessas dúvidas é como funciona a desistência de compra no cartão de crédito. Leia esse artigo e conheça os procedimentos de operação.

Como funciona a desistência de compra no cartão de crédito

Entender como funciona a desistência de compra no cartão de crédito é importante para saber como proceder nessa situação, evitando dores de cabeça.

Primeiramente, é necessário identificar qual é o motivo do cancelamento da compra e só depois começar a proceder.

Isso porque há 2 tipos de desistência de compra no cartão de crédito: você pode ter se arrependido da compra, as parcelar vieram erradas, há juros extras e coisas do gênero ou a sua fatura apresenta uma compra que você não fez.

No caso da primeira opção, é muito comum que busquemos a companhia responsável pelo nosso cartão para resolver o problema.

Porém, não cabe apenas a ela cancelar essa compra. O primeiro passo para cancelar um compra é conversar com o próprio estabelecimento do produto/serviço.

Se o estabelecimento concordar com a sua reclamação, então, eles cancelarão a compra e você terá o dinheiro de volta.

Caso eles não achem a sua reclamação digna de reembolso, só aí, você irá procurar pela companhia do cartão de crédito para checar quais são as opções.

Se a cobrança vier de algo que não solicitado, é preciso entrar em contato direto com a companhia de cartão de crédito para explicar a situação. Normalmente o cartão será cancelado por risco de fraude e receberá um novo.

Estorno da desistência de compra no cartão de crédito

Agora que você já entende como funciona a desistência de compra no cartão, entenda como o resto do processo funciona.

Muitas vezes é preciso ter certa paciência quando falamos de estorno do cartão de crédito. Isso porque esse reembolso não é imediato.

Se você compra um produto, por exemplo, e ele não condiz com o anunciado é comum desejar devolvê-lo. Porém, até o produto ser retornado ao estabelecimento, fiscalizado, analisado, etc. leva algum tempo.

Por isso, não se assuste se seu reembolso não cair no mesmo dia ou na mesma semana, ele pode demorar dois meses!

Prazo para a desistência de compra no cartão de crédito

Outra informação importante sobre desistência de compra no cartão de crédito é o prazo no qual esse processo é válido.

De acordo com o Procon, quem recebe uma compra e deseja cancelá-la, independente do motivo, tem apenas 7 dias após o recebimento para reportar o problema.

Caso esse prazo não seja atendido, o estabelecimento não será obrigado a estornar o dinheiro.

Entendeu como funciona a desistência de compra no cartão de crédito? O procedimento pode ser um pouco trabalhoso, mas, por lei, você tem o direto de cancelar sua compra!

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