jan
29

O que você precisa saber sobre o Tumblr

Existem sites que merecem mais reconhecimento. Um deles é o Tumblr, uma ferramenta de microblogging unida com a interatividade das redes sociais. O serviço em sua essência é um sistema de blogagem rápida e prática, de interface minimalista, com foco no conteúdo e na comunicação entre os usuários.

Entre Twitter e tantos outros serviços, o Tumblr tem se popularizado no Brasil principalmente desde o ano passado. O sistema possibilita a criação de weblogs aliados a perfis onde os usuários podem “seguir” amigos, compartilhar links, vídeos, imagens e muito mais.

O serviço foi criado em 2005 por David Karp, na época com 18 anos, utilizando o Wordpress – atualmente uma das principais plataformas de blogagem do mundo – como CMS base para sua criação. Ao contrário do Wordpress e de outros sistemas parecidos, o Tumblr permite a manutenção de múltiplos blogs (função que está sendo implantada no WP 3.0) e – talvez aqui esteja o ponto chave – a conversação direta entre os blogs de todos os usuários.

A rede aposta na simplicidade. A postagem de qualquer tipo de conteúdo é rápida e fácil, assim como a disseminação do conteúdo produzido pelos demais usuários.

Alguns apontam como um de seus principais diferenciais o foco no conteúdo. Apesar da possibilidade de customização do layout e de muitas pessoas utilizarem o serviço como qualquer outro de blogagem, a maioria dos Tumblrs costuma lembrar as agendas de garotas, que reúnem imagens, textos e “papéis de bala” que elas costumam achar importantes.

Principais funcionalidades

  • Você pode postar facilmente fotos, textos, citações, links, conversas e música (com a limitação de uma mp3 por dia).
  • A integração do site com o Vimeo possibilita a postagem de vídeos.
  • Seguir” e ser “seguido” é a forma mais fácil de acompanhar as postagens de seus amigos.
  • Na Dashboard, seu painel de controle, você encontra os dados dos seus blogs e acompanha as atualizações dos usuários que você segue. Como no Twitter, você não precisa atualizar para ver se há posts novos: um balão vermelho aparece no topo da página te dando os números de novas postagens.
  • Você pode Reblogar o que qualquer outro usuário do Tumblr postou e qualquer um pode Reblogar os seus posts, mas não se preocupe, o crédito estará lá – junto com uma lista de “notes” que mostram todos os outros que reblogaram aquilo também.
  • E há os Favoritos, onde o post vai para uma lista que reúne itens que você gosta.
  • O agendamento dá possibilidades diferentes. Você pode criar filas onde os posts serão publicados posteriormente, na freqüência que você determinar.
  • Blogs podem ser trancados com senha, priorizando a sua privacidade e possibilitando a criação de uma espécie de diário ao qual só você, e quem você resolver, tem acesso.
  • Há uma lista enorme de templates prontos que permitem que seu blog fique bonito com apenas alguns cliques. Além disso, você pode customizar o seu próprio layout ou buscar alternativas em sites que os distribuem gratuitamente.
  • O Ask Me possibilita a criação de formulários de perguntas anônimas ou não, como o do Formspring, diretamente no seu Tumblr.
  • RSS automático facilita para que as pessoas que não possuem cadastro no site possam acompanhar seu microblog.
  • A utilização de tags e a criação de blogs coletivos também fazem parte do serviço.
  • Sua url no Tumblr pode ser substituída por um domínio próprio.
  • Postagem direta de celular é facilitada pelo redimensionamento automático das imagens e pelo upload de vídeo diretamente para o Vimeo. Além disso, os layouts do site são apropriados para leituras em dispositivos portáteis.
  • A integração com diversas outras plataformas e ferramentas (Delicious, Digg, Wordpress, Blogger, Livejournal, Facebook, Twitter, Google Analytics, Flickr etc) abre um novo mundo para o que deveria ser apenas um serviço “simples”.
  • Essa integração também pode ser utilizada para prática de lifestreaming, técnica na qual você reúne todas as suas criações pela internet em um único local.

Para aqueles que já tem o seu próprio Tumblr, a falta de comentários pode ser a desvantagem principal na comparação com outras plataformas. Eu, pessoalmente, acho um charme dele isso :) Mas para resolver este problema, o Disqus, sistema de comentários com outras funcionalidades, pode ser instalado facilmente no blog.

Mini-tutorial de como instalar sistema de comentários no Tumblr

(1) Entre no Disqus e faça seu cadastro. É só clicar em Sign up free e depois preencher o formulário; (2) Escolha português e continue; (3) Entre as plataformas, ele vai te apresentar o Tumblr, que será sua escolha; (4) O Disqus vai dar as instruções: é só ir na página de customização e em Appearence digitar o nome de usuário que você escolheu para o Disqus; (5) Salve… e pronto :) A opção de comentários passa a aparecer nos seus posts; (6) Para desabilitar é só ir lá na customização novamente e tirar o login do Disqus.

E é claro que há muito mais funções. Por isso separei alguns tutoriais e links que podem te ajudar na melhor utilização dos recursos disponíveis:

Links úteis

Se o inglês te assustou, não precisa se preocupar. A interface do Tumblr é super intuitiva e isso não será um problema. A verdade é que, depois de tudo isso, você tem que admitir que blogar está mais fácil do que nunca. E mais divertido.

E não precisa sair por aí gritando que é o fim do blog convencional. Claro que não é, até porque o microblog foi a base da blogagem como você conhece. Existem demandas diferentes para públicos diferentes e para conteúdos diferentes. E o Tumblr promete ainda crescer bastante devido a demanda notável que possui.

Enfim, para todos que desejam se aventurar por lá, esse é o meu Tumblr, onde eu reúno frases que eu gosto junto com fotos e imagens que eu crio.

É, você não tem mais desculpa para não ter um blog ;)

“Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro.”

25 comentários em 'O que você precisa saber sobre o Tumblr'

  1. gabi

    29 jan 10 às 7:09

    Eu sou realmente fan de Tumbrl! Acho super divertido em momentos ociosos ficar navegando por alheios! =)

    (nunca soube pronunciar e fiquei rindo da forma como se faz! ahuahuhauahuh)

    Beijo !

  2. Giordana

    29 jan 10 às 12:40

    Adorei isso! Acho que vou começar um novo projeto :)

  3. gabriel medeiros

    29 jan 10 às 12:42

    eu quase não posto no tumblr!
    tava me expondo muito lá O.O
    aosiaoisoaiosioaisoa
    mais adoro seguir o povo!
    bjos emi

  4. Prisla

    29 jan 10 às 12:46

    Ainda tem um complemento no Mozila que vc pode postar uma foto diretamente é só clicar como botão direito do mouse e ele faz o upload automaticamente o que facilita bastante dá para deixar sempre atualizado! BJS

  5. Irena

    29 jan 10 às 13:35

    Adoro o Tumblr! No momento acho que ele é a melhor rede social da internet. Mas diferente do que você disse não acho que seja um site que deve ser popularizado, acho que a grande graça do Tumblr é que de certa forma ele é um site restrito a pessoas com interesses em comum.

  6. Iemai

    29 jan 10 às 13:37

    Verdade, Irena :) Acho que a palavra popularizado não é a que se encaixa direito no que eu queria dizer… Substitui e acho que fica mais certo :D

  7. Beatriz

    29 jan 10 às 14:15

    Ótimo tutorial, Emi! esclareceu várias dúvidas minhas. =**

  8. Gisele Christensen

    29 jan 10 às 14:29

    muito legal suas dicas aqui, vou tomar coragem e cuidar do meu q nunca usei rs…
    bjão!

  9. Lolla

    29 jan 10 às 16:45

    seu twitter é uma graça! mas também, com essas fotos lindas, não podia ser diferente. :) muita inspiração e coisas bonitas para alegrar os olhinhos. enfim, te adicionei lá. esse layout aqui também tá lindo!

  10. Camila F.

    29 jan 10 às 18:45

    Muito boas as dicas! Não tenho um tumblr, mas acho muito legal!

  11. wille

    29 jan 10 às 23:41

    acho o tumblr bem interessante. desburocratiza a postagem. é bom poder postar rápido porque se eu pensar demais, meu lado auto-crítico acaba achando que aquilo não merece ser publicado. rsrsr

  12. Babi

    30 jan 10 às 9:11

    Post “já ganhou” esse bem aqui, viu! Adoreeeeeeei! Há algum tempo eu vejo essa parada de Tumblr, acho fofo, mas nunca fui atrás, só que o post tá tão bom que fiquei afim de criar um agora… Hahahahaha. Quem sabe. ;D

  13. Ana Maria

    30 jan 10 às 16:00

    Oiee

    Ahh eu tenho Tumblr {aliás, te add}.. Estava mesmo querendo saber como colocar um sistema de comentários, valeu pela dica, mas depois pensei comigo mesma, já tenho um blog porque iria colocar sistema de comentários no tumblr, só se fosse para eu fica *doidinha da silva*

    Ps: Adorei saber de coisas novas no Tumblr, mais uma vez valeu pelas dicas!!

    Beijo Ana

  14. Thais Helena

    30 jan 10 às 19:38

    As vezes fico boba com algumas interfases do tumb tão simples e tão linda. Não sabia da possibilidade de inserção dos comentários. Boa dica.

  15. Nicas

    30 jan 10 às 22:46

    Também mandei post do Tumblr para a prom oção, mas o seu está mais completo. ^^ Essa coisa do agendamento, por exemplo, que é bem interessante e eu nem sabia.

    Já dei follow aqui.
    Beijo

  16. vi no WebCreme

    31 jan 10 às 12:58

    Que infantilidade essa de microblogging. Melhor gastar o tempo com coisas mais úteis para a humanidade como trabalho voluntario, pescar, dormir, trabalhar, rezar na igreja, etc

  17. Suzanne Benayon

    1 fev 10 às 7:47

    A-M-O o Tumblr, tem uns que são um sonho. *–* amei o post com as dicas. da vez que ia criar fiquei meio (MUITO) perdida. hahaha q :C

  18. Aline

    1 fev 10 às 12:53

    Sou usuária do Tumblr desde agosto do ano passado e fiquei fã na hora. O sistema é maravilhoso! Ótimo post Iemai.
    Bjos.
    ;**

  19. mari

    1 fev 10 às 17:24

    Muito boa sua explicação, parabéns ^^
    Fala a verdade.. não dá pra ficar perdida com tanta coisa? (blog, twitter, orkut, facebook..dentre mil outros)? hehehehe. é muita coisaaaa!!!!

    Beijocass

  20. Lu

    2 fev 10 às 8:58

    Ah, achei tão bacana esse post! Nunca consegui entender muito bem o tumblr, mas agora ficou mais claro…! =) acho que não tenho condiçoes psicologicas de manter mais uma ferramenta online hahahah! estou ficando já meio pirada! Gostei muito do seu post, acho que tem grandes chances no concurso! Beijos

  21. Alice Désirée

    3 fev 10 às 15:45

    Não sei se vou pro Tumblr mas parece que tá começando a crescer bastante!
    =1

  22. Bruna

    3 fev 10 às 18:51

    O Tumblr é o meu site inspiração (adoro ele), tudo que eu mais amo está na minha Dashboard. Ótima dica mesmo! :D beijos

  23. giannini

    6 fev 10 às 9:59

    Você me fez pensar seriamente em ter de novo conta do Tumblr, especialmente por causa do tutorial para instalar comentários.

  24. Ana Lídia

    8 fev 10 às 19:31

    Muito, muito bom post! Beijo.

  25. Anne

    23 fev 10 às 15:52

    MUITO bom o post, o melhor mini-tutorial de tumblr que achei na minha incessante busca de informações sobre esse novo serviço de microblog.

    O passo-a-passo de como colocar comentários foi sensacional!

    O meu pra quem quiser acessar: http://thesavepoint.tumblr.com

    Já tô te seguindo lá! ;*