
Sapatos gastos, meias rasgadas. Um dia ela me disse qualquer coisa sobre um sonho dorothiano. Confesso que não sabia do que falava, não parecia ser o tipo de pessoa a ser compreendida.
Ela parecia travada da cabeça aos pés. Carregava consigo qualquer grande segredo – e parecia discutir o tempo todo com suas próprias certezas.
Jogava uma espécie de jogo de cartas muito exato, onde perdia ou perdia. Não fiz questão de questionar em nenhum momento qual a moral daquilo tudo, parecia haver um único motor na história: escolher a carta com a qual perdia menos.
Devo assumir que era um destino triste, e talvez por isso ela jogava tão vagarosamente… Havia mais de cinquenta por centro de chance de perder tudo. E ela, má jogadora, tendia sempre à carta errada.
Geralmente jogava sozinha. Parecia compreender a injustiça que seria convidar alguém para aquilo. Mas o jogo tinha coadjuvantes; todos que apareciam para sugerir uma carta ou outra, ou que se dispunham a dividir o momento exato da jogada com ela.
Num dos meus acessos de curiosidade, resolvi dar a entender que não compreendia o absurdo porquê de se sujeitar a isso sempre:
- É tudo um treino – ela disse, como se parecesse óbvio – para aprender a perder, e aprender a ficar mais forte. Será que não percebe que, se eu me render pra mim mesma, nunca poderei ganhar de alguém? Pouco importa o resultado, a questão é aprender a jogar.
Não, eu não disse mais nenhuma palavra. Essa rodada foi dela.

























lostduckstar
te amo.
deborah
não, emi, essa jogada foi inteiramente sua.
Giordana
Arrasou. Mesmo.
Lara la
perfeito.sem palavras
Alice Désirée
Acho que a vida não é pra vencer a si próprio, acho que é saber viver e vencer por si só sem passar por cima dos outros..N sei se entendi errado..
Bjs!!
=1
Débora
Sem comentários.
Francisco
Sempre surpreendente
Leyla
Belas palavras, ótima expressão. Adorei, anjo!
Melissa
texto interessante.
ou perdia ou perdia. mas escolhia a que perdia menos. :D
beijo, emi!
Lena Mayrink
Lindo Emi. Aprendendo a jogar a cada dia…
Amanda
Eu jogo esse mesmo jogo.